terça-feira, 31 de julho de 2012

Hipericão / Cipó de São João - para vitiligo

Uma amiga brasileira falou-me da Erva de São João ou Hipericão para o tratamento do vitiligo. Pesquisando mais, vi que também é calmante e antidepressivo. Tudo o que trata do stress e das depressões será bom para o vitiligo, digo eu, mas também li que o uso típico da tintura composta da planta, aplicada sobre as áreas despigmentadas pelo vitiligo dia sim, dia não… resulta!...
A tintura ainda não experimentei, mas o chá costumo beber quentinho ou frio consoante a estação…Agora que é Verão, faço pela manhã, coloco no frigorífico e bebo uma chávena 3x ao dia. Costumo alternar semanalmente o chá de Hipericão como o chá 3 anos que é alcalinizante.

Também li numa pesquisa que o hipericão torna a pele sensível às radiações solares ( fotossensibilização), pelo que é melhor ter cuidado. Eu não me exponho ao sol, portanto não corro esse perigo. Estudos comprovaram a presença de esteróides, taninos e alantoína nas flores, raízes e folhas do hipericão/ cipó de São João e após analisar a acção desses componentes no seu todo, chegou-se à conclusão da acção benéfica da planta em casos de vitiligo.

Vitiligo - Tratamento laser

Alguém já se submeteu ao tratamento laser mencionado no link abaixo?


http://traderm.com.br/old/vitiligo.htm



Vitiligo & stress

O aumento do vitiligo está directamente ligado ao stress.


O melhor tratamento é mesmo libertar o stress, mandá-lo " para as urtigas..."

Boas férias!!!

domingo, 29 de julho de 2012

Tipos de Vitiligo


  • Simétrico - As manchas atingem ambos os lados do corpo.
  • Assimétrico - Atinge um ou outro local da pele, sem simetria.
  • Segmentar - Localiza-se apenas num segmento do corpo, geralmente correspondendo ao trajecto da distribuição de algum nervo.
  • Universal - Pode atingir quase toda a superfície da pele.
Obs:
O meu Vitiligo é do tipo Simétrico, quando surge numa parte do corpo passado um tempinho aí está ele... no outro lado também...
Costumo comparar-me às borboletas... :))
Odili@

sábado, 28 de julho de 2012

Saber lidar com o Vitiligo...

Por mais que tente convencer-me e aos outros de que convivo bem com o Vitiligo, a verdade é que tem sido algo com que nem sempre tenho sabido lidar...
Já foram tantos anos de idas aos melhores dermatologistas, tantos anos de expectativas goradas que fico cansada só de pensar em " partir para a luta", uma vez mais. É aquela situação em que queria que um milagre acontecesse... Como acordava a cada dia e as manchas cá continuavam metia a cabeça debaixo da areia e fazia ouvidos de mercador a quem me dissesse que viu isto, ouviu aquilo, etc.
Em Portugal os médicos também não ajudam muito... Evitam prescrever os corticóides porque consideram que envolve riscos. Prescrevem-nos para algumas situações mas por pouco tempo (15 dias) e em doses muito reduzidas.
Faço agora a pomada Protopic 0,1 nas manchas que começam a surgir no rosto e ao canto da boca e já estou a vê-las mais apagadas. O Protopic substitui o corticóide sem os efeitos colaterais próprios do corticóide. Sei que cada organismo reage de forma diferente e o que é bom para um, não faz efeito algum no outro..., mas aguardo, expectante. No rosto seria o ultimo lugar onde gostaria que me aparecesse..., mas o povo diz, e com razão, que " o pouco espanta e o muito abranda...", quer dizer que, com o tempo, acabamos por aceitar tudo. Paciência!!!
Quando vejo problemas bem graves em amigas minhas, costumo dar graças a Deus pelo Vitiligo porque o Vitiligo não mata... E, assim, me conformo.
Este alastramento ao rosto estará por certo ligado ao meu sistema nervoso/estado psicológico. De facto, este ultimo ano foi de algum stresse, que não consegui evitar.
Também estou a mudar, drasticamente, a minha alimentação para desintoxicar o meu fígado... Acredito que a alimentação é a causa de todos os males.
Já Hipócrates dizia: " Faz do teu alimento o teu medicamento."

Vitiligo - MELAGENINA Plus

2005 - Agosto
Centro de Histoterapia Placentaria de Cuba - Havana
 
Lá fui para Havana, instalei-me no Hotel Occidental Miramar e na manhã seguinte. pelas 9 horas tive a minha primeira consulta.
O médico Dr Miyares Dias, após meticulosa observação, disse-me que tinha 7,65% do corpo afectado: costas das mãos, parte superior dos pés, umas pintinhas nos joelhos e nos cotovelos. Observou-me com a Lâmpada de Wood e pudemos ver que o meu vitiligo estava ainda em desenvolvimento pois conseguiam-se ver com a lâmpada manchas que ainda não conseguíamos descortinar a olho nu. Perguntou-me se me recordava de algo que fosse traumático para mim, na época que antecedeu o aparecimento do Vitiligo. Não me recordei de nada que me pudesse afectar, já tinham passado cerca de 10 anos mas já em Portugal recordaram-me que tivemos um grande acidente por essa altura. Assegurou-me que é um episódio traumático que desencadeia o aparecimento do Vitiligo... no meu caso, seria então este acidente.
Receitou-me a MELAGENINA PLUS e trouxe tratamento para 2 anos - 16 frascos de Melagenina Plus - Preço em cuba - € 27 cada, naquela epoca. Fiz o tratamento e, durante esse tempo, o Vitiligo não regrediu, mas quase estacionou.
Alertou-me para o facto de haver 40% de probalidades de surgirem novas áreas despigmentadas no 1º ano de tratamento, isso não significaria nenhum prognóstico negativo. Deveria continuar o tratamento sem me preocupar porque isso era uma resposta temporal da doença ao medicamento que posteriormente se eliminaria. Garantiu-me que o tratamento seria demorado e a resposta lenta pelo que nunca deveria desanimar, mantendo disciplina na aplicação, constância e paciência adequadas até começar a ver os resultados em todas as áreas afectadas. Mais me disse que uma vez conseguida a repigmentação de todas as lesões a cura seria definitiva, não ocorreriam recaídas a menos que outras situações de stresse viessem a ocorrer.
Não cumpri na íntegra... ao final do 14º frasco, a desmotivação era muita. Desisti e ainda ali guardo o 15º... Nunca saberei se os resultados seriam positivos se tivesse encomendado tratamento por mais 2 anos, se fosse persistente na aplicação e se não tivesse desanimado...
Decidi então encarar o Vitiligo de frente, ele é parte de mim, pelo que não adianta revoltar-me ou esconder-me do mundo. Quando alguém pergunta, com a maior naturalidade respondo do que se trata, mas sem qualquer sentimento de inferioridade.
Nos ultimos 3 anos aumentou nas mãos e também nos pés. Desde há 2 meses para cá, também comecei a dar-me conta de que começaram a aparecer algumas manchitas no lado esquerdo do rosto e à volta dos lábios...  Voltei a usar a pomada Protopic 0,1 duas vezes ao dia e já noto que estão a ficar mais esbatidas.
No Inverno nem se nota porque tenho um tom de pele muito claro. No Verão a pele normal ganha aquele tom mais bronzeado, apesar de evitar o sol. É impossivel fugir ao sol numa cidade à beira mar plantada...
 Mesmo em frente à porta da sala a piscina convida ao mergulho, mas como moro num condomínio não o faço quando a piscina tem muita gente. Muitas pessoas desconhecem que o Vitiligo não é contagioso e não quero ficar constrangida perante as dúvidas que possa vir a ler nos olhares de cada um...

Para " conhecer" a Clinica e marcar consulta, segui este link. Fiz tudo pela internet houve uma troca de vários emails até me ajudaram na escolha do hotel, porque queria-o próximo da clinica:
http://www.histoterapia-placentaria.cu/convitiligo.htm
 

O choque...e a aceitação do Vitiligo.

Foto Google

Desde 1986 que convivo com as manchinhas do Vitiligo... foi um choque inicial, que caíu como uma tempestade na minha vida e daí em diante, nunca o Vitiligo deixou de me atormentar um unico dia. Começou por umas pequenas bolinhas despigmentadas nas costas das mãos, nas duas para não me restarem duvidas. Soube logo que era vitiligo... :(
Fui ao médico para confirmar: Não morre delas, mas morre com elas... foi o que ele me disse.
Não parei por ali e quis ouvir outras opiniões. Várias, nos tempos que se seguiram. Fui, inclusivamente, a um dermatologista em Espanha que me receitou uma pomada e uns comprimidos que me causaram um transtorno ao nivel do figado... depois de 15 dias de tratamento fiquei com muitas tonturas, um grande cansaço e uma vontade louca de estar deitada. Só podia ser do tratamento... desisti e, gradualmente, fui voltando ao meu estado normal.
Eu estava a "morrer... da cura, foi o que pensei!!!
Daí em diante, nos anos que se seguiram, eu fui experimentando tudo o que me indicavam e... nada! Não consegui resultados positivos. O Vitiligo caminhava, embora lentamente... nas costas das mãos e na parte superior dos pés. 
Desmotivada, triste e revoltada... deixei de ir a médicos e rendi-me à evidência: Não morro delas, mas morro com elas!!! Paciência...
Só em 2005 me enchi de coragem para voltar a acreditar que podia haver uma cura... ouvi falar de Cuba, vi uma reportagem na Tv e apressei-me a marcar hotel e consultas pela Internet... uma semana em Havana para tratamento no Centro de Histoterapia Placentária.
 Juntando o util ao agradável lá fui para a Ciudad de la Habana, alternando os tratamentos com os passeios naquela ilha maravilhosa de gente simpática e rodeada de um mar turquesa de águas cálidas...

    Cuba - Ilha de Caio Blanco