segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Vitiligo não dói fisicamente...

Vitiligo não dói fisicamente... não nos impede de viver uma vida "normal"...
Vamos ser gratos... porque há pessoas travando uma verdadeira batalha... uma batalha para viver ou sobreviver...
Temos que estar agradecidos!!!
O pior é que nem sempre conseguimos... :((

 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Estudos sobre Vitiligo.


Cientistas suecos descobriram que tomar suplementos de ácido fólico e vitamina B-12 antes de começar o tratamento em uma cama tanning (sunbed) pode ajudar no tratamento de vitiligo.

A ressalva é que esta abordagem simples demorou cerca de dois anos de trabalho e apenas 6 por cento dos pacientes no estudo realizado restaurou completamente a pele normal. No entanto é uma abordagem mais barata e segura.

Outra abordagem nutricional para esta condição consiste em suplementar com o aminoácido L-fenilalanina.
A L-fenilalanina restabelece lentamente a pigmentação da pele.

Pessoas que tomaram L-fenilalanina por seis meses, em um ensaio clínico, tiveram uma restabelecimento de pelo menos 25 por cento da cor da pele em cerca de 75 por cento dos pacientes.

Tomar o suplemento durante aproximadamente seis anos trouxe 100 por cento de restauração da cor da pele no rosto em 85 por cento dos pacientes
O uso de L-fenilanina não é indicado para fenilcetonúricos.

Lipoacid combi



Com a tomada do Lipoacid Combi, um por dia e a minha mão ja 100% despigmentada, em pouco tempo começou a ter pequenas ilhotas de pigmento... poderia ter ficado feliz, mas não.
Preferia vê-las a crescer de fora para dentro.
Deste modo ja me estou a ver com as mãos cheias de manchas brancas e pigmentadas, outras superpigmentadas... desisto.
Prefiro-as uniformes a vê-las manchadas, de novo.

Verdades e mitos sobre o Vitiligo


O vitiligo pode ser contagioso ?
Não, o vitiligo não é uma doença contagiosa.

É verdade que o vitiligo é genético ?
Vários estudos sugerem uma susceptibilidade ou predisposição genética porém em menos de 1/4 dos casos encontramos história familiar entre os indivíduos com vitiligo. Alguns genes parecem estar envolvidos, sendo necessário no entanto algum factor desencadeando a doença. Esses fatores podem variar de pessoa para pessoa.


É verdade que estresse causa vitiligo ?
Estudos sugerem que o stress pode ser um factor desencadeante em pessoas com predisposição ao vitiligo porém outros fatores geralmente estão associados.



Existem outras doenças relacionadas ao vitiligo ?
O vitiligo não causa ou leva a nenhuma outra doença. Porém algumas outras doenças autoimunes podem estar associadas ao vitiligo, como doenças da glândula tiróide.

Quem tem vitiligo tem mais chance de ter cancro de pele ?
Esse assunto tem sido muito estudado mas especialistas têm evidenciado que não existe risco maior quando comparado à população sem vitiligo. No entanto a protecção solar adequada é sempre recomendada para prevenção do cancro de pele.
                 
Existe algum alimento que pode ajudar na cura do vitiligo ?
Ainda não existe nenhum estudo que fundamente essa questão. Porém, uma dieta saudável, equilibrada, rica em fibras, frutas, vegetais e legumes pode ser benéfica para o bom funcionamento do organismo como um todo. Actividade física regular também é fundamental para a saúde de qualquer pessoa.

Vitiligo tem cura ?
O vitiligo é uma doença cujo tratamento tem objectivo de controle da atividade e progressão da doença e repigmentação, que depende de cada paciente.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

VITILIGO e intolerância ao Gluten...by Alison




Fonte:


"Acredito que há uma conexão entre vitiligo e intolerância ao glúten. Eu descobri mais sobre esse tópico através dos leitores deste blog do que em qualquer outra fonte e espero que esta informação incrível chegue às pessoas com vitiligo.

Vitiligo é uma doença de pele caracterizada por manchas brancas em várias partes do corpo que ocorrem devido a perda de pigmento. Esta perda de pigmento geralmente começa nas mãos, pés e rosto e, em seguida, pode progredir para outras partes do corpo.  O cabelo pode ficar branco, onde há um patch de vitiligo. Vitiligo não é fisicamente doloroso, mas pode ser emocionalmente devastador pois que afeta a aparência.

A imagem abaixo é minha em criança com vitiligo no meu rosto.
Simetricamente apareceu abaixo dos meus olhos, mas assimetricamente nas minhas pernas — 8 pontos em apenas um lado do meu corpo.


As manchas no meu rosto repigmentado com o tratamento na época (1973) -  pílulas de psoraleno e tratamentos de luz UV na Universidade de Stanford. As manchas nas minhas pernas permaneceram até à idade adulta, nunca ficando maiores ou menores. Quando fui diagnosticada com doença celíaca em 2002, eu não pensei no vitiligo, mas nos últimos anos a fazer esta dieta sem glúten, as manchas começaram a encher com manchas de pigmentos de várias cores, até mesmo alguns mais escuros do que minha cor de pele original. Eu sempre estive consciente das manchas brancas nas minhas pernas.
Vitiligo é uma doença auto-imune, porque o sistema imunitário ataca as células produtoras de pigmento do corpo. Acredita-se que a falta de ácido fólico e vitamina B12 pode ser um factor contribuinte para o início e propagação do vitiligo. Vitiligo tem sido associada com a doença celíaca, que causa má absorção de nutrientes vitais, portanto, faz sentido que estas duas condições possam coexistir. Embora estudos afirmem que a relação entre as duas doenças auto-imunes, apresentou pouca ou nenhuma informação do ponto de vista anedótico — o que acontece com o paciente com vitiligo se fizer uma dieta livre de glúten?

Tenho recebido muitos e-mails me perguntando se vitiligo terá fim com uma dieta livre de glúten. Por causa desses inquéritos, resolvi perguntar ao especialista da doença celíaca Peter Green, quando o encontrei numa conferência. Ele disse que tem visto o vitiligo reverter com uma dieta livre de glúten, se detectada precocemente.
Também decidi manter-me em contacto com algumas das pessoas que me enviaram emails para ver se alguma coisa tinha mudado com seu vitiligo desde que iniciaram a dieta sem glúten. Fiquei espantada no que eu encontrei. Das 8 pessoas a quem enviei 5 me responderam Desses 5, 3 pessoas tinham visto o vitiligo inverter! Os 2 restantes, um não tinha tentado uma dieta sem glúten, e um não tinha visto alterar com a dieta sem glúten, mas também tinham sido diagnosticados com alergia ao leite e o fermento, por isso, talvez, haja mais para eliminar da dieta antes de ver uma mudança.
Por isso, de 4 pessoas que tentaram uma dieta livre de glúten, 3 tiveram resultados positivos: 75%!
Aqui está o que eles disseram:

Mulher com vitiligo: "sim, meu pigmento está voltando nos meus joelhos onde tive lesões desde os 9 anos de idade (tenho 38). Eu também não tive qualquer avanço das lesões de vitiligo desde que eu deixei de comer glúten. Actualmente não estou fazendo nenhum tratamento, e meu pigmento está chegando de volta lenta, mas seguramente nas minhas pernas, em minhas mãos e um pouco sobre os meus ombros. Não parece haver qualquer alteração nas minhas lesões do abdômen ou pés, no entanto, como foi referido anteriormente, tenho sardas nas mãos, o que é surpreendente.
A melhor parte de tudo é que eu me sinto muito melhor fisicamente e mentalmente. Ainda não consigo pensar em consumir glúten... ECA!"

Pai de uma criança com vitiligo: "O vitiligo tem melhorado substancialmente. Finalmente encontrámos um médico que lhe fez testes subseqüentes e descobriu que devido a inflamações internas, ela não erabsorvia devidamente as vitaminas (ela também tem o cabelo muito curto e fraco). Em um tempo muito curto, com a ingestão de vitamina em falta e a dieta do glúten, tudo melhorou!"

Mulher com vitiligo: "sim, fez mudar o meu vitiligo que ja se tinha espalhado para a parte superior das costas e do ombro em pequenas manchas. A coxa não mudou desde a minha adolescência, mas no verão passado, eu apanhei sol e fiquei sem manchas nas minhas costas e ombros! Isto é muito emocionante porque assim já vou vestir um vestido de noiva do tipo cai cai... 


Por favor, se alguém viu seu vitiligo mudar com uma dieta livre de glúten, deixe um comentário aqui. E se você tem vitiligo e lendo sobre essa conexão pela primeira vez, você deve considerar fazer os testes para a doença celíaca ou intolerância ao glúten e optar por uma dieta livre de glúten. Mesmo se seu vitiligo não pode inverter, o facto de que você tem essa condição auto-imune significa que você pode ter uma intolerância ao glúten e poderá  haver danos no interior do corpo.
Espero que minha história pessoal e comentários compartilhados por outros faça com que alguns de vocês, lá fora, possam vir a ter o vosso momento de ... Ahhh!!!"

Melhoras do VITILIGO com dieta sem Glúten



Um grupo de médicos espanhóis informou recentemente o caso de uma jovem portadora de doença celiaca e vitiligo - um caso de repigmentação das lesões de Vitiligo após o início de uma dieta livre de Glúten.
 Fonte Pediatr Dermatol 28/03/ 2011


Lista de doenças de pele que podem ser causadas por intolerância ao glúten e outras alergias alimentares/ intolerância/ sensibilidades:

- Vitiligo

- Psoríase

- Eczemas

- Dermatite herpetiforme

- Rritema nodoso

- Urticária

Fonte:
http://glaucia-vivasemgluten.blogspot.pt/2012/09/melhoras-do-vitiligo-com-dieta-sem.html?showComment=1350331882078

Tradução Google:
http://www.glutenfreesociety.org/gluten-free-society-blog/gluten-free-diet-reverses-vitiligo/

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Porquê uma só cor, quando podes ter duas?

 
 
*o00o*
 

Psoríase - Lei 6/2010... e para o VITILIGO?

Foi publicada a 7 de Maio 2010, em Diário da República (DR), a Lei n.º 6/2010, que inclui no escalão A de comparticipação os medicamentos queratolíticos e antipsoriáticos destinados aos doentes portadores de psoríase.
O escalão A corresponde a 95% do valor de comparticipação do medicamento.
São comparticipados pelo escalão A, tal como previsto no Decreto-Lei n.º 118/92, de 25 de Junho, na sua redacção actual, desde que o médico prescritor mencione expressamente na receita a presente lei e sejam prescritos para a psoríase (L40), de acordo com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas de Saúde (CID-10), os seguintes medicamentos:
* Medicamentos queratolíticos e antipsoriáticos de aplicação tópica;
* Medicamentos queratolíticos e antipsoriáticos de aplicação sistémica.

Para quando o mesmo para o Vitiligo?