Fonte:
"Acredito que há uma conexão entre vitiligo e intolerância ao glúten. Eu descobri mais sobre esse tópico através dos leitores deste blog do que em qualquer outra fonte e espero que esta informação incrível chegue às pessoas com vitiligo.
Vitiligo é uma doença de pele caracterizada por manchas brancas em várias partes do corpo que ocorrem devido a perda de pigmento. Esta perda de pigmento geralmente começa nas mãos, pés e rosto e, em seguida, pode progredir para outras partes do corpo. O cabelo pode ficar branco, onde há um patch de vitiligo. Vitiligo não é fisicamente doloroso, mas pode ser emocionalmente devastador pois que afeta a aparência.
A imagem abaixo é minha em criança com vitiligo no meu rosto.
Simetricamente apareceu abaixo dos meus olhos, mas assimetricamente nas minhas pernas — 8 pontos em apenas um lado do meu corpo.
As manchas no meu rosto repigmentado com o tratamento na época (1973) - pílulas de psoraleno e tratamentos de luz UV na Universidade de Stanford. As manchas nas minhas pernas permaneceram até à idade adulta, nunca ficando maiores ou menores. Quando fui diagnosticada com doença celíaca em 2002, eu não pensei no vitiligo, mas nos últimos anos a fazer esta dieta sem glúten, as manchas começaram a encher com manchas de pigmentos de várias cores, até mesmo alguns mais escuros do que minha cor de pele original. Eu sempre estive consciente das manchas brancas nas minhas pernas.
Vitiligo é uma doença auto-imune, porque o sistema imunitário ataca as células produtoras de pigmento do corpo. Acredita-se que a falta de ácido fólico e vitamina B12 pode ser um factor contribuinte para o início e propagação do vitiligo. Vitiligo tem sido associada com a doença celíaca, que causa má absorção de nutrientes vitais, portanto, faz sentido que estas duas condições possam coexistir. Embora estudos afirmem que a relação entre as duas doenças auto-imunes, apresentou pouca ou nenhuma informação do ponto de vista anedótico — o que acontece com o paciente com vitiligo se fizer uma dieta livre de glúten?
Tenho recebido muitos e-mails me perguntando se vitiligo terá fim com uma dieta livre de glúten. Por causa desses inquéritos, resolvi perguntar ao especialista da doença celíaca Peter Green, quando o encontrei numa conferência. Ele disse que tem visto o vitiligo reverter com uma dieta livre de glúten, se detectada precocemente.
Também decidi manter-me em contacto com algumas das pessoas que me enviaram emails para ver se alguma coisa tinha mudado com seu vitiligo desde que iniciaram a dieta sem glúten. Fiquei espantada no que eu encontrei. Das 8 pessoas a quem enviei 5 me responderam Desses 5, 3 pessoas tinham visto o vitiligo inverter! Os 2 restantes, um não tinha tentado uma dieta sem glúten, e um não tinha visto alterar com a dieta sem glúten, mas também tinham sido diagnosticados com alergia ao leite e o fermento, por isso, talvez, haja mais para eliminar da dieta antes de ver uma mudança.
Por isso, de 4 pessoas que tentaram uma dieta livre de glúten, 3 tiveram resultados positivos: 75%!
Aqui está o que eles disseram:
Mulher com vitiligo: "sim, meu pigmento está voltando nos meus joelhos onde tive lesões desde os 9 anos de idade (tenho 38). Eu também não tive qualquer avanço das lesões de vitiligo desde que eu deixei de comer glúten. Actualmente não estou fazendo nenhum tratamento, e meu pigmento está chegando de volta lenta, mas seguramente nas minhas pernas, em minhas mãos e um pouco sobre os meus ombros. Não parece haver qualquer alteração nas minhas lesões do abdômen ou pés, no entanto, como foi referido anteriormente, tenho sardas nas mãos, o que é surpreendente.
A melhor parte de tudo é que eu me sinto muito melhor fisicamente e mentalmente. Ainda não consigo pensar em consumir glúten... ECA!"
Pai de uma criança com vitiligo: "O vitiligo tem melhorado substancialmente. Finalmente encontrámos um médico que lhe fez testes subseqüentes e descobriu que devido a inflamações internas, ela não erabsorvia devidamente as vitaminas (ela também tem o cabelo muito curto e fraco). Em um tempo muito curto, com a ingestão de vitamina em falta e a dieta do glúten, tudo melhorou!"
Mulher com vitiligo: "sim, fez mudar o meu vitiligo que ja se tinha espalhado para a parte superior das costas e do ombro em pequenas manchas. A coxa não mudou desde a minha adolescência, mas no verão passado, eu apanhei sol e fiquei sem manchas nas minhas costas e ombros! Isto é muito emocionante porque assim já vou vestir um vestido de noiva do tipo cai cai...
Por favor, se alguém viu seu vitiligo mudar com uma dieta livre de glúten, deixe um comentário aqui. E se você tem vitiligo e lendo sobre essa conexão pela primeira vez, você deve considerar fazer os testes para a doença celíaca ou intolerância ao glúten e optar por uma dieta livre de glúten. Mesmo se seu vitiligo não pode inverter, o facto de que você tem essa condição auto-imune significa que você pode ter uma intolerância ao glúten e poderá haver danos no interior do corpo.
Espero que minha história pessoal e comentários compartilhados por outros faça com que alguns de vocês, lá fora, possam vir a ter o vosso momento de ... Ahhh!!!"