terça-feira, 31 de julho de 2012

Hipericão / Cipó de São João - para vitiligo

Uma amiga brasileira falou-me da Erva de São João ou Hipericão para o tratamento do vitiligo. Pesquisando mais, vi que também é calmante e antidepressivo. Tudo o que trata do stress e das depressões será bom para o vitiligo, digo eu, mas também li que o uso típico da tintura composta da planta, aplicada sobre as áreas despigmentadas pelo vitiligo dia sim, dia não… resulta!...
A tintura ainda não experimentei, mas o chá costumo beber quentinho ou frio consoante a estação…Agora que é Verão, faço pela manhã, coloco no frigorífico e bebo uma chávena 3x ao dia. Costumo alternar semanalmente o chá de Hipericão como o chá 3 anos que é alcalinizante.

Também li numa pesquisa que o hipericão torna a pele sensível às radiações solares ( fotossensibilização), pelo que é melhor ter cuidado. Eu não me exponho ao sol, portanto não corro esse perigo. Estudos comprovaram a presença de esteróides, taninos e alantoína nas flores, raízes e folhas do hipericão/ cipó de São João e após analisar a acção desses componentes no seu todo, chegou-se à conclusão da acção benéfica da planta em casos de vitiligo.

4 comentários:

  1. onde é que se compra cipó de São João ?

    ResponderEliminar
  2. Eu comecei o tratamento com o cipó de são joão a um mes,e já estou vendo resultado satisfatório.fiz com a follha no alcool de cereais,passo e tomo 20 gotad em meio copo com agua

    ResponderEliminar
  3. erva de são joão e cipó são joão não são o mesmo

    ResponderEliminar