sábado, 28 de julho de 2012

Saber lidar com o Vitiligo...

Por mais que tente convencer-me e aos outros de que convivo bem com o Vitiligo, a verdade é que tem sido algo com que nem sempre tenho sabido lidar...
Já foram tantos anos de idas aos melhores dermatologistas, tantos anos de expectativas goradas que fico cansada só de pensar em " partir para a luta", uma vez mais. É aquela situação em que queria que um milagre acontecesse... Como acordava a cada dia e as manchas cá continuavam metia a cabeça debaixo da areia e fazia ouvidos de mercador a quem me dissesse que viu isto, ouviu aquilo, etc.
Em Portugal os médicos também não ajudam muito... Evitam prescrever os corticóides porque consideram que envolve riscos. Prescrevem-nos para algumas situações mas por pouco tempo (15 dias) e em doses muito reduzidas.
Faço agora a pomada Protopic 0,1 nas manchas que começam a surgir no rosto e ao canto da boca e já estou a vê-las mais apagadas. O Protopic substitui o corticóide sem os efeitos colaterais próprios do corticóide. Sei que cada organismo reage de forma diferente e o que é bom para um, não faz efeito algum no outro..., mas aguardo, expectante. No rosto seria o ultimo lugar onde gostaria que me aparecesse..., mas o povo diz, e com razão, que " o pouco espanta e o muito abranda...", quer dizer que, com o tempo, acabamos por aceitar tudo. Paciência!!!
Quando vejo problemas bem graves em amigas minhas, costumo dar graças a Deus pelo Vitiligo porque o Vitiligo não mata... E, assim, me conformo.
Este alastramento ao rosto estará por certo ligado ao meu sistema nervoso/estado psicológico. De facto, este ultimo ano foi de algum stresse, que não consegui evitar.
Também estou a mudar, drasticamente, a minha alimentação para desintoxicar o meu fígado... Acredito que a alimentação é a causa de todos os males.
Já Hipócrates dizia: " Faz do teu alimento o teu medicamento."

1 comentário:

  1. Marilia Agostini Pereira Chieppe (Dermatologista)
    Unimed Vitória (27) 3345-6396/ Samcor (27) 3336-0938
    Clinica Santa Cecilia (27) 3345-8388

    ResponderEliminar