quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Vitiligo: O probema está aí, na nossa própria aceitação...

Hoje, viajando pelo ciberespaço, dei com um comentário que é um pedido de ajuda de uma menina de 14 anos a quem o vitiligo atormenta o fisico e o emocional. Tem vitiligo desde os 5 anos, não se aceita, não sai para rua com um calção que adoraria usar em dias de sol, não gosta de ir a praia, fica isolada dentro de casa, acha-se muito inferior às outras pessoas, não conta para ningúem porque acha que se amigas souberem que tem  vitiligo elas nem vão querer ser suas amigas... E que não aguenta mais...viver assim!!!
A Anne do www.annemakeup.com.br,  tb portadora de vitiligo,escreveu algumas frases bem positivas:
” Vitiligo não foi somente uma doença difícil de lidar na minha adolescência, só de ouvir a palavra tudo ficava mais complicado. As manchas brancas não coçam, não doem e ao contrário do que muita gente pensa, não são contagiosas.
Mas elas incomodam, e muito: não só ao espelho, mas às pessoas ao redor de quem sofre literalmente na pele com a ausência de melanina. O preconceito é forte e hostil como sempre e só quem passa por isso sabe o quanto os olhares podem ser tão cruéis quanto palavras.
Hoje em dia, nem lembro que tenho vitiligo, graças ao tratamento que fez com que as minhas manchas, a maioria delas localizada no rosto, regredissem, quanto à própria maturidade, que fez com que eu percebesse que não há preocupação no mundo que resolva nossos problemas. 
Determinação, apoio e muita maquilhagem ajudam ;)”
De facto, lidar com os olhares é muito complicado...porque o preconceito existe e é muito cruel.
Para uma adolescente o vitiligo é um verdadeiro drama, por muita força e muito ânimo que lhe consigamos transmitir.
Hoje penso que, quando a gente se aceita, as pessoas que connosco convivem tambem terão mais facilidade em nos aceitar, mas confesso que também já desci " muitas" vezes ao fundo do aquário...
Esta falta de aceitação de nós mesmos cria uma tensão interior muito grande, uma insatisfação, uma frustração que muitas vezes fazemos incidir nos outros. Somos sensíveis e vulneráveis e qualquer falta de atenção de quem connosco convive é mais do que suficiente para a nossa auto estima descer aos infernos.
Sabemos que a beleza não é superficial, mas qualquer um tem o direito de querer ter uma bela aparência física com a pele suave e radiante...A beleza interior é, sim, a mais linda de todas as belezas!!! interiorizámos há muito isto que acabo de dizer, mas há dias SIM e dias NÂO e... quando o dia é NÂO, o peixinho afunda!! Tão natural, afinal somos humanos...
odili@

2 comentários:

  1. Achei o seu texto muito bem escrito. Passa a real sensação de quem convive com isso. Minha filha de 14 anos acabou de receber o diagnóstico de vitiligo. Ela é uma pessoa muito positiva mas está passando pelo olho do furacão. Neste momento estamos todos no fundo do aquário mas buscando emergir. Iremos conseguir. Um grande abraço e obrigado por compartilhar o seu ponto de vista com as outras pessoas. Que Deus te abençoe sempre !

    Jorge Mendes

    ResponderEliminar
  2. Obrigdo Jorge, pela visita e pelas suas palavras. Há grande possibilidade de os tratamentos fazerem efeito, logo que as pintas surgem... Não perder a esperança, nunca. Ja tive na palpebra e desapareceu passado algum tempo. Ela tem que andar calma, nada de stress... Bem haja. Odilia

    ResponderEliminar